Um poço cheio de qualidade – Well Dweller (Análise)

Desenvolvido individualmente por Kyle Thompson e sucedendo a Crypt Custodian, chega-nos um sensacional metroidvania que certamente terminará 2026 nos lugares cimeiros do meu jogo do ano.

O enredo conta a história de Glimmer, que procura resgatar a sua família, capturada por uma rainha maléfica que atormenta o reino e mata pássaros por puro prazer e diversão.

No geral fiquei surpreendido com a narrativa, pois apesar de simples consegue ser bem mais sombria do que esperava, explorando muito essa faceta do folclore medieval, aproveitando-o para os extraordinários designs das personagens e cenários explorados no jogo. 

No quesito visual o jogo é mesmo bonito e as animações bastante fluidas, correndo a 4K e 60fps na PS5, plataforma onde o joguei e não tive problemas de todo no que à performance diz respeito, tendo adorado especialmente a direção artística dos cenários, recorrendo o jogo a vários biomas, desde florestas cheias de vegetação até uma cabana decrépita repleta de terrores, para se manter variado e interessante de explorar cada recanto.

Composta pelo irmão de Kyle Thompson, Eric Thompson, chega-nos uma banda sonora bastante boa que se adequa na perfeição a esta estética folclore e meio onírica do jogo, especialmente nos confrontos contra bosses, podendo ser ouvida aqui.

Ao nível da jogabilidade, este jogo é um metroidvania bastante simples, bebendo muito de jogos como Hollow Knight, porém a sua execução é eximia a um ponto que apesar de não reinventar o género tudo o que aqui se encontra está entre os melhores exemplos do género recentes, sinto que a minha única quezília com o jogo neste aspeto é mesmo as sequências de plataformas ligeiramente frustrantes por Glimmer ser algo escorregadio, então por vezes não me senti em total controlo e sinto que isso afetou um pouco a experiência na reta final onde os inimigos se tornam mais opressivos perto de plataformas, dificultando a travessia dos níveis.

Os combates com os vários bosses são também excelentes, nunca sendo injustos e utilizando muito bem as mecânicas existentes, em especial as melhorias de travessia que são muito divertidas de se usar, como um arremesso da nossa arma que a torna num trampolim e nos permite alcançar alturas superiores ao nosso salto tradicional, tendo os bosses ataques que nos obrigam a alternar entre os 2 tipos de salto de forma a ser bem-sucedidos. 

Ao nível de exploração o jogo é extremamente satisfatório devido às já mencionadas melhorias que tornam Glimmer num acrobata autêntico e o level design usa estas habilidades para criar puzzles satisfatórios, sendo a nossa recompensa vários talismãs e colecionáveis, além disso o jogo é relativamente curto, demorando apenas umas 8-10 horas a fazer o 100%, nunca se estendendo além do que deve.

Em suma, Well Dweller é um dos melhores jogos deste ano e uma recomendação facílima para qualquer fã de Metroidvanias, possuindo um estilo artístico sublime e mecânicas de movimento e combate muito satisfatórias, pelo que lhe atribuo um 9/10.

Leave a comment