Após o Jak 3, a Naughty Dog quis tomar um rumo diferente no seu próximo jogo e criar um IP novo, aproveitando a poder da próxima geração de consolas para criar personagens humanas num “setting” mais actual. Tomando inspirações em filmes de acção e aventura como Indiana Jones e National Treasure no que toca à sua premissa. E, apesar de feitas muitas comparações a Tomb Raider (ao ponto de ter sido baptizado pela comunidade como “Dude Raider“) os criadores apontaram Gears of War e Kill Switch como influências ao gameplay de Uncharted, ao contrário do combate acrobático e com auto-aiming dos Tomb Raider clássicos.
Escusado será dizer que o exclusivo PlayStation tornou-se um sucesso enorme, aplaudido pelos críticos pelas suas sequências de acção, storytelling e visuais incríveis, é agora conhecido como uma das melhores série da PlayStation, tendo estabelecido a Naughty Dog como um dos melhores estúdios na indústria actualmente. A série vendeu mais de 40 milhões de unidades até hoje, sendo o Uncharted 4 o jogo mais bem sucedido comercialmente, com mais de 15 milhões de vendas.
Com 4 jogos principais e uma expansão standalone (não contando com o spin-off, vários comics, e um filme live action ainda em desenvolvimento) de alta qualidade, classificar a série numa lista do pior ao melhor (ou do menos ao mais favorito) não será unânime e tão claro quanto uma série onde há uma óbvia progressão na qualidade das suas entradas.
Portanto, na vossa opinião, como classificariam os Uncharted, do pior ao melhor?
Aqui vai a minha lista, não conta com o Golden Abyss, porque não tive a oportunidade de o jogar, e não foi desenvolvido pela Naughty Dog, mas sim pela Bend Studio (Days Gone):

Uncharted: Drake’s Fortune
A introdução a Nathan Drake é também o seu percurso mais fraco. Embora visualmente esplêndido para a altura, e divertido no que toca ao combate, a Naughty Dog apenas estabeleceu a base para o que vinha, não tendo alcançado o potencial que os próximos revelaram. As 5 ou 6 horas de narrativa do jogo não são muito memoráveis tanto graças à falta de sequências e momentos brilhantes, como aos vilões completamente aborrecidos que culminou numa boss fight medíocre. Ainda assim Drake’s Fortune é um bom jogo que foi ofuscado pelos seus sucessores.
Uncharted 3: Drake’s Deception
O jogo que fechou a trilogia na PlayStation 3, e o último jogo sob a direcção da Amy Hennig, Uncharted 3, apesar de estar no penúltimo lugar desta classificação, é um excelente jogo e uma melhoria significativa em relação ao Drake’s Fortune. Gabando um dos melhores visuais da geração, excelente gameplay e level design, voice acting e algumas melhores sequências de acção em qualquer videojogo. A memorável queda de avião ainda é dos meus momentos favoritos em toda a série. Contudo, Uncharted 3 sofre por certas secções serem demasiado longas, ao ponto de não se tornarem divertidas, especialmente a da doca cheia de barcos, onde, apesar de ser um bom “tech showcase“, tornou-se frustrante das vezes que a joguei.

Uncharted: Lost Legacy
Lost Legacy é o mais recente na série, e uma “expansão” individual ao Uncharted 4, e o único jogo até agora a não ser protagonizado por Nathan Drake, focando-se em Chloe Frazer, uma das personagens principais no 2º jogo, e uma espécie de fan favourite entre a comunidade. Originalmente, Lost Legacy teria sido planeado como um DLC ao Uncharted 4, semelhante ao que fizeram com o Left Behind em The Last of Us. Puramente de uma perspectiva de gameplay e game design, Uncharted: Lost Legacy é muito possivelmente o melhor jogo da série graças ao seu gunplay e movimento fluido e áreas abertas com várias opções para o jogador. O capítulo 4 destaca-se imediatamente, sendo uma grande área aberta onde o jogador tem a liberdade de abordar da forma e ordem que quiser. Vemos também um grande desenvolvimento da Chloe em relação ao 2º jogo, e uma relação interessante entre a protagonista e Nadine Ross.
Uncharted 2: Among Thieves
Podia muito bem estar no topo da classificação, é difícil negar que o Uncharted 2 é a entrada mais importante na série e para o futuro da Naughty Dog. Tendo arrecadado inúmeros prémios para jogo do ano (incluindo o da Spike Video Game Awards), e tornando-se, aos olhos da comunidade, um dos melhores jogos de sempre. Desde os seus visuais à acção de cortar a respiração, Uncharted 2 foi visto como um “prato cheio” combinando todas as qualidades num só videojogo. Levando os fãs a perguntarem-se como é que seria possível ultrapassar isto, daí a próxima e última entrada nesta lista…

Uncharted 4: A Thief’s End
Thief’s End pegou em tudo o que o Among Thieves fez espectacularmente e melhorou esses aspectos de forma incrível, tornando-se um verdadeiro Uncharted next-gen. Os níveis abertos, jogabilidade fluída e dinâmica, com uns dos melhores visuais de sempre num jogo, elevaram a experiência a um nível novo. A cereja no topo do bolo foi a narrativa e escrita sob a direcção de Neil Druckmann (The Last of Us) que nos mostra Nathan Drake e amigos de uma forma mais humana que nunca, culminando num “adeus” mais que digno para uma das melhores séries da PlayStation.
Concordam com a lista? Se não, o que é que mudavam?
One thought on “Como classificam a série Uncharted, do pior ao melhor?”