Listas

5 das piores versões americanas de capas de jogos populares.

A capa de um jogo é um aspecto muito importante – principalmente até inícios da década de 2000 – porque nos transmite uma pequena ideia do que um jogo é, capas boas e apelativas podiam convencer-nos a comprar um jogo e capas feias afastavam a nossa curiosidade. Até há uns anos atrás era normal as capas dos jogos mudarem consoante a região. Devido à diferença de culturas entre regiões, as capas eram desenhadas com o intuito de apelar aos jogadores americanos, europeus ou asiáticos. E os EUA ganharam a fama de ter tido algumas das piores versões de capas de jogos populares, aqui estão 5 exemplos:

Mega Man

Resultado de imagem para rockman cover
Capa Japonesa
Resultado de imagem para mega man cover
Capa Americana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comecemos pela mais infame nesta lista, como podem ver, a capa original japonesa do “Rockman” transmite perfeitamente a arte e charme do jogo do “Blue Bomber“, um estilo infantil com o protagonista a ser perseguido pelos vilões que vão enfrentar no jogo. A capa Americana por outro lado, parece simplesmente um desenho feito por uma criança de 10 anos. Não só transmite a ideia que o jogo é potencialmente mau, como é feia e de maneira alguma representa com precisão o que será o jogo.


Resident Evil 4

Imagem relacionada
Capa Europeia
Resultado de imagem para resident evil 4 american cover
Capa Americana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isto é algo que os americanos fizeram durante imenso tempo: limitar-se a ter uma imagem do protagonista a segurar uma arma com um brilho como contorno enquanto vários inimigos estão prestes a atacá-lo pelas costas. É um edição preguiçosa onde pegaram numa imagem do protagonista, dos inimigos e um background do jogo e colaram tudo na capa sem pensar duas vezes. Em contraste com a brilhante capa europeia, onde mostra um inimigo à distância, à nossa espera no meio da floresta, a americana não tem inspiração nenhuma e é bastante genérica.


Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Resultado de imagem para Metal Gear Solid 4 european cover
Capa Europeia
Resultado de imagem para Metal Gear Solid 4 american cover
Capa Americana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem pensa em capas de Metal Gear normalmente pensa na arte de Yuji Shinkawa, certo? É difícil não associar o traço único do artista japonês com a lendária saga de Hideo Kojima. A não ser claro, que vivam nos EUA. Se esse é o caso, então provavelmente lembrar-se-ão de um modelo CG do Snake velho como capa do MGS4 em vez da excelente capa europeia ou japonesa, onde vemos um desenho do Snake a ligar o Solid Eye como se estivesse pronto para uma última missão.


Heavy Rain

Resultado de imagem para Heavy Rain european cover
Capa Europeia
Resultado de imagem para Heavy Rain american cover
Capa Americana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tal como no caso do Resident Evil 4, a capa de Heavy Rain prova que “menos é mais”. A capa europeia tem apenas uma figura de origami à chuva, com parte dela suja de sangue, não só cria desde já um mistério à volta do simbolismo da figura como nos apresenta a 2 aspectos importantes da narrativa do jogo: o “assassino do origami” e a chuva torrencial. Nos EUA decidiram tirar o foco à figura e adicionar as personagens principais e uma arma na capa, porque aparentemente um protagonista a segurar uma arma vende mais unidades.


ICO

Resultado de imagem para Ico japanese cover
Capa Europeia/Japonesa
Resultado de imagem para Ico american cover
Capa Americana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este é para mim, o pior exemplo de “americanização” de uma capa de um excelente jogo. Por alguma razão a capa original minimalista inspirada na excelente obra de Giorgio de Chirico, “A Nostalgia do Infinito”, não agradou aos americanos, que decidiram em vez usar um modelo horrível do protagonista à frente de uma das localizações do jogo com a face da Yorda a desvanecer. A capa tem tão mau aspecto que dá a sensação do jogo ser igualmente pobre.


Quais acham que são as piores versões de capas de jogos populares?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s