A capa de um jogo é um aspecto muito importante – principalmente até inícios da década de 2000 – porque nos transmite uma pequena ideia do que um jogo é, capas boas e apelativas podiam convencer-nos a comprar um jogo e capas feias afastavam a nossa curiosidade. Até há uns anos atrás era normal as capas dos jogos mudarem consoante a região. Devido à diferença de culturas entre regiões, as capas eram desenhadas com o intuito de apelar aos jogadores americanos, europeus ou asiáticos. E os EUA ganharam a fama de ter tido algumas das piores versões de capas de jogos populares, aqui estão 5 exemplos:
Mega Man


Comecemos pela mais infame nesta lista, como podem ver, a capa original japonesa do “Rockman” transmite perfeitamente a arte e charme do jogo do “Blue Bomber“, um estilo infantil com o protagonista a ser perseguido pelos vilões que vão enfrentar no jogo. A capa Americana por outro lado, parece simplesmente um desenho feito por uma criança de 10 anos. Não só transmite a ideia que o jogo é potencialmente mau, como é feia e de maneira alguma representa com precisão o que será o jogo.
Resident Evil 4


Isto é algo que os americanos fizeram durante imenso tempo: limitar-se a ter uma imagem do protagonista a segurar uma arma com um brilho como contorno enquanto vários inimigos estão prestes a atacá-lo pelas costas. É um edição preguiçosa onde pegaram numa imagem do protagonista, dos inimigos e um background do jogo e colaram tudo na capa sem pensar duas vezes. Em contraste com a brilhante capa europeia, onde mostra um inimigo à distância, à nossa espera no meio da floresta, a americana não tem inspiração nenhuma e é bastante genérica.
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots


Quem pensa em capas de Metal Gear normalmente pensa na arte de Yuji Shinkawa, certo? É difícil não associar o traço único do artista japonês com a lendária saga de Hideo Kojima. A não ser claro, que vivam nos EUA. Se esse é o caso, então provavelmente lembrar-se-ão de um modelo CG do Snake velho como capa do MGS4 em vez da excelente capa europeia ou japonesa, onde vemos um desenho do Snake a ligar o Solid Eye como se estivesse pronto para uma última missão.
Heavy Rain


Tal como no caso do Resident Evil 4, a capa de Heavy Rain prova que “menos é mais”. A capa europeia tem apenas uma figura de origami à chuva, com parte dela suja de sangue, não só cria desde já um mistério à volta do simbolismo da figura como nos apresenta a 2 aspectos importantes da narrativa do jogo: o “assassino do origami” e a chuva torrencial. Nos EUA decidiram tirar o foco à figura e adicionar as personagens principais e uma arma na capa, porque aparentemente um protagonista a segurar uma arma vende mais unidades.
ICO


Este é para mim, o pior exemplo de “americanização” de uma capa de um excelente jogo. Por alguma razão a capa original minimalista inspirada na excelente obra de Giorgio de Chirico, “A Nostalgia do Infinito”, não agradou aos americanos, que decidiram em vez usar um modelo horrível do protagonista à frente de uma das localizações do jogo com a face da Yorda a desvanecer. A capa tem tão mau aspecto que dá a sensação do jogo ser igualmente pobre.
Quais acham que são as piores versões de capas de jogos populares?