Passando horas da minha infância a jogar Tycoons (High School, Zoo, Rollercoaster) e perdendo a esperança que estes simuladores de nicho voltassem a marcar presença na indústria atual, fui surpreendido com o renascer do género estes últimos dois anos graças a Planet Coaster, Big Pharma e Two Point Hospital”. Megaquarium, da Twice Circled (developer de Big Pharma), projecta o género para a frente, mantendo o charme dos clássicos.
Megaquarium foi lançado no dia 13 de setembro de 2018 para o PC. Agradeço à Twice Circle por disponibilizar o código.
Megaquarium é um simulador no qual o objectivo é gerir um aquário. Para tal, cabe ao jogador assumir todas as tarefas de gestão como escolher o staff, o espaço do aquário, os preços da mercadoria. Sem restrições no modo sandbox, que permite ao jogador escolher o seu estilo de jogo, tendo uma diversidade de opções que podem ser alteradas, torna cada experiência do jogo diferente da anterior. Ter objectivos secundários significa que o crescimento vai depender inteiramente do projecto que estabelecemos, os mercadores facilitam a aquisição de novos animais. Por outro lado, o modo de campanha, estende-se por 10 níveis nos quais nos são dados objectivos diferentes, que após cumpridos, desbloqueiam o próximo nível. À partida a campanha deveria ser mais restritiva, tornando os desafios refrescantes e diferentes, porém, à excepção de uma missão que apenas permite um espécime de cada animal e outro que apenas permite animais de maior porte na exposição, as missões são extremamente repetitivas. As primeiras quatro resumem-se a um tutorial e as restantes (à parte das duas mencionadas) resumem-se ao modo sandbox com o objectivo de chegar a um certo rank ou número de visitas.

Apesar de parecer algo simplístico à primeira vista, ao progredir no jogo é perceptível a profundidade. Confesso que por mais que uma vez achei que tinha a situação controlada até os meus animais começarem a morrer um a um. À medida que o nosso aquário cresce vamos ganhando estrelas, de acordo com a qualidade do mesmo. Um menu permite-nos observar o quão perto estamos do próximo rank, o que desbloqueamos a seguir e o qual é a opinião dos visitantes. Porém, é frustrante observar a quantidade de pontos positivos que temos face aos negativos e ver que mesmo assim estamos a perder estrelas, como aconteceu diversas vezes (a crítica mais comum dos visitantes era quase sempre a falta de caixotes do lixo, mesmo após rodear um deles com quatro). O A.I. dos visitantes não facilita de maneira nenhuma a experiência. Para maximizar a visibilidade de cada aquário, é necessário colocar setas no chão para guiar o caminho dos visitantes. Porém na maior parte dos casos, estes escolhem ignorar por completo a ordem da visita e seguem simplesmente o seu caminho, perdendo-se a visibilidade em exposições fora do seu caminho.
Existam outras duas métricas que são a ecology e research. A primeira serve para descobrirmos espécies diferentes, a segunda para descobrirmos novos engenhos como aquecedores para os aquários, filtros, novos tipos de aquário. Cada animal adiciona pontos a estas categorias e adicionalmente podemos agendar palestras que exponenciam a produção de cada um destes números temporariamente.
Cada espécie tem necessidades e bónus diferentes. As necessidades básicas resumem-se a alimentação e temperatura de água, complicando-se com a especificidade de cada espécie. Alguns animais precisam de espaço para nadar, outros só sobrevivem em cardume, alguns podem-se alimentar de animais de porte menor. Dependendo da sua raridade, cada espécie tem um número de estrelas diferentes, podendo dar também pontos de ecology ou research. Dependo depois da espécie, é necessário ambientar o aquário às suas necessidades. Espécies de água fria precisam de temperaturas mais frias, espécies que precisam de nadar tem que estar em aquários maiores. Seria muito mais fácil para o jogador se fosse possível ajustar os aquários após estarem colocados, porém se for preciso mover os animais de um lado para o outro, é preciso criar um aquário novo.
O jogador apoia-se no staff que recruta para a sobrevivência do aquário. Um menu permite recrutar trabalhadores que se especializam em tarefas diferentes. De acordo com os seus pontos, a sua qualidade nessas tarefas difere. Existem cinco diferentes que são: alimentar, arranjar, limpar, loja e falar. As duas primeiras são essênciais para a sobrevivências dos aquários enquanto que as outras complementam o progresso. A loja refere-se à gerência dos loja de produtos (podemos vender guias, peluches, balões, chapéus), limpar à capacidade de limpar a desordem que os visitantes causam (apesar de terem um caixote do lixo ao lado) e falar à capacidade de fazer palestras com maior qualidade. Para facilitar a tarefa nos níveis mais à frente, é possível criar zonas de actuação para cada staff, maximizando a sua capacidade. Tal como os visitantes, o A.I. do staff nem sempre coopera. Mais do que uma vez, vi um trabalhador a dar a volta ao aquário para ir buscar um pedaço de comida que tinha ao lado, o que se torna especialmente frustrante nos níveis mais avançados, quando precisamos que estejam à eficácia máxima. Ao longo do jogo, os trabalhadores vão evoluindo e podemos melhorá-los de acordo com a sua capacidade. Os seus stats (memória, precisão, fitness) ditam a sua capacidade para cada tarefa. Seria no entanto útil uma opção de auto leveling visto que se podem tornar disruptivos os popups constantes.

Esteticamente simplista mas funcional, os gráficos têm pouquíssimas falhas e as animações são fluídas apesar de serem bastante básicas. O áudio resume-se às mesmas quatro músicas a repetirem em loop pela mesma ordem (chegou a um ponto em que já adivinhava o que vinha a seguir), mas não se torna cansativa. Em termos de UI o jogo precisa de alguns melhoramentos. Era importante ter um inventário (quando se fazem trocas ou cumprem-se objectivos, as espécies ficam no log de mensagens, é preciso dar um scroll imenso para se chegar a onde eles estão), poder apagar mensagens na caixa, poder ordenar as espécies por género, alimentação, necessidades (mais que uma vez interroguei-me sobre quais eram os bullies ou wimps, tipos de peixes, tendo de procurar os símbolos um a um em cada espécie) ou simplesmente diminuir o tamanho do U.I. que ocupa imenso espaço do ecrã. Em pequena nota, apesar de os settings estarem perfeitos, seria necessário adicionar um menu de controlos, especialmente para possibilitar o quick saving, que não existe no jogo.
Megaquarium é de longe perfeito, mas no que toca a simuladores é das melhores experiências disponíveis. O nível de liberdade permitido no sandbox possibilita a replayability, apesar da campanha ser mais restritiva, e a fluidez do jogo não o torna cansativo. Porém, algumas das falhas no que toca ao A.I. e U.I. podem ser algo disruptivas. Sendo assim atribuo 7,5 em 10 valores. Como nota final, quero deixar o meu apreço ao comprometimento que a Twiced Circle tem com o jogo, estando atenta aos fóruns e a lançar actualizações.