“The Call of Cthulhu”, por H.P. Lovecraft, é uma das obras mais influentes de sempre no género de terror, contando a investigação sobre seres míticos e desconhecidos vindos à Terra. Achtung! Cthulhu Tactics, é um jogo desenvolvido pela Auroch Digital inspirado no conto de Lovecraft e lançado na Steam por 24,99€. O jogo estará mais tarde disponível na PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Esta análise usa a plataforma da Steam como base, o jogo foi-nos disponibilizado pela Ripstone e Plan of Attack, através de um código, pelo qual agradecemos.
À semelhança de XCOM, Achtung! Cthulhu Tactics é um tactical shooter por turnos, cada personagem controlada pelo jogador tem um número limitado de acções por turno e deve completar várias missões com objectivos diferentes (normalmente é neutralizar todos os inimigos) para avançar no jogo. Eu tenho vindo a ganhar um certo apreço pelo género graças a XCOM: Enemy Unknown e XCOM 2, dois excelentes jogos e sem dúvida os marcos do seu género. Com esse interesse no género despertado, e uma crescente curiosidade minha para com o foco no horror “Lovecraftiano”, esperava que Cthulhu Tactics me proporcionasse umas boas horas de divertimento. Infelizmente, esse interesse morreu por completo cerca de 2 ou 3 horas depois de ter começado o jogo.

Visualmente o jogo é fraco, os cenários são pouco trabalhados, repetitivos e nada salta à vista. Os designs dos personagens e inimigos é desinspirado, e os “mythos” não fazem justiça aos seres aterrorizantes da obra original. O som também não é memorável, os voice actors repetem sempre as mesmas linhas e a música de combate é aborrecida. Nestes aspectos, a única coisa que posso elogiar são os menus com aspecto e música ao estilo militar dos anos 20.
A narrativa é extremamente simples, a equipa controlada pelo jogador tem de infiltrar uma base secreta nazi e destruir o que quer que seja o seu projecto secreto. Não é uma boa narrativa, também não é necessariamente má, felizmente não é intrusiva.

Achtung! Cthulhu Tactics tem uma boa introdução, as primeiras horas de jogo são divertidas graças ao gameplay táctico com base no uso de stamina e momentum – a stamina de cada personagem é usada para realizar acções básicas (movimentar, disparar e utilizar itens) e o momentum, partilhado por toda a squad, é necessário para utilizar as habilidades especiais – gerir ambos é importante para acabar as missões com sucesso, eliminar os inimigos o mais rápido possível é aconselhável, visto que cada inimigo representa o perigo dos vossos personagens sofrerem danos antes do combate final, pois cada missão contém vários combates. Infelizmente, o jogo nunca aprofunda nestas mecânicas e estratégias, nem as evolui, todas as aproximações do jogador ao combate serão iguais, tornando o jogo insuportavelmente monótono após algumas horas, onde não só repetia a mesma actividade até ao final, como descobria cada vez mais bugs e problemas no gameplay. Aos poucos aquele divertimento que senti ao início transformou-se em aborrecimento. Os developers podiam ter retirado mais uma página do livro de XCOM e quebrado a monotonia do combate com secções de managing ou algo semelhante. Contudo, a minha maior desilusão foi a falta de aproveitamento do conteúdo original, o universo “lovecraftiano” está repleto de histórias e criaturas fascinantes que deviam ter sido utilizadas neste jogo, ao invés, em 13 horas de jogo pude apenas combater Shoggoths, nazis mutantes, e um tanque de guerra como boss final.
Em suma, Achtung! Cthulhu Tactics quebra a promessa dum jogo divertido com repetitividade e monotonia. Tornando-se uma vítima da sua falta de ambição e medo de evoluir, a falta de aproveitamento do conteúdo original é um insulto a Lovecraft e aos seus fãs. E embora não seja um jogo mau, enterra-se na sua própria mediocricidade. Gostava de vos dar uma razão para visitar este jogo, mas não tenho. Por isto, a classificação que atribuo a este jogo é de 4 em 10.