Análise: Achtung! Cthulhu Tactics

“The Call of Cthulhu”, por H.P. Lovecraft, é uma das obras mais influentes de sempre no género de terror, contando a investigação sobre seres míticos e desconhecidos vindos à Terra. Achtung! Cthulhu Tactics, é um jogo desenvolvido pela Auroch Digital inspirado no conto de Lovecraft e lançado na Steam por 24,99€. O jogo estará mais tarde disponível na PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Esta análise usa a plataforma da Steam como base, o jogo foi-nos disponibilizado pela Ripstone e Plan of Attack, através de um código, pelo qual agradecemos.

À semelhança de XCOM, Achtung! Cthulhu Tactics é um tactical shooter por turnos, cada personagem controlada pelo jogador tem um número limitado de acções por turno e deve completar várias missões com objectivos diferentes (normalmente é neutralizar todos os inimigos) para avançar no jogo. Eu tenho vindo a ganhar um certo apreço pelo género graças a XCOM: Enemy Unknown e XCOM 2, dois excelentes jogos e sem dúvida os marcos do seu género. Com esse interesse no género despertado, e uma crescente curiosidade minha para com o foco no horror “Lovecraftiano”, esperava que Cthulhu Tactics me proporcionasse umas boas horas de divertimento. Infelizmente, esse interesse morreu por completo cerca de 2 ou 3 horas depois de ter começado o jogo.

Antes de iniciar combate, terão de explorar cada nível.

Visualmente o jogo é fraco, os cenários são pouco trabalhados, repetitivos e nada salta à vista. Os designs dos personagens e inimigos é desinspirado, e os “mythos” não fazem justiça aos seres aterrorizantes da obra original. O som também não é memorável, os voice actors repetem sempre as mesmas linhas e a música de combate é aborrecida. Nestes aspectos, a única coisa que posso elogiar são os menus com aspecto e música ao estilo militar dos anos 20.

A narrativa é extremamente simples, a equipa controlada pelo jogador tem de infiltrar uma base secreta nazi e destruir o que quer que seja o seu projecto secreto. Não é uma boa narrativa, também não é necessariamente má, felizmente não é intrusiva.

Cada personagem tem uma skill tree única.

Achtung! Cthulhu Tactics tem uma boa introdução, as primeiras horas de jogo são divertidas graças ao gameplay táctico com base no uso de stamina e momentum – a stamina de cada personagem é usada para realizar acções básicas (movimentar, disparar e utilizar itens) e o momentum, partilhado por toda a squad, é necessário para utilizar as habilidades especiais – gerir ambos é importante para acabar as missões com sucesso, eliminar os inimigos o mais rápido possível é aconselhável, visto que cada inimigo representa o perigo dos vossos personagens sofrerem danos antes do combate final, pois cada missão contém vários combates. Infelizmente, o jogo nunca aprofunda nestas mecânicas e estratégias, nem as evolui, todas as aproximações do jogador ao combate serão iguais, tornando o jogo insuportavelmente monótono após algumas horas, onde não só repetia a mesma actividade até ao final, como descobria cada vez mais bugs e problemas no gameplay. Aos poucos aquele divertimento que senti ao início transformou-se em aborrecimento. Os developers podiam ter retirado mais uma página do livro de XCOM e quebrado a monotonia do combate com secções de managing ou algo semelhante. Contudo, a minha maior desilusão foi a falta de aproveitamento do conteúdo original, o universo “lovecraftiano” está repleto de histórias e criaturas fascinantes que deviam ter sido utilizadas neste jogo, ao invés, em 13 horas de jogo pude apenas combater Shoggoths, nazis mutantes, e um tanque de guerra como boss final.

Em suma, Achtung! Cthulhu Tactics quebra a promessa dum jogo divertido com repetitividade e monotonia. Tornando-se uma vítima da sua falta de ambição e medo de evoluir, a falta de aproveitamento do conteúdo original é um insulto a Lovecraft e aos seus fãs. E embora não seja um jogo mau, enterra-se na sua própria mediocricidade. Gostava de vos dar uma razão para visitar este jogo, mas não tenho. Por isto, a classificação que atribuo a este jogo é de 4 em 10.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s