Análise: Street Fighter V – Champion Edition + Seth DLC

Street Fighter V (SFV) tem já mais de quatro anos e está a criar um ponto culminante, algo estranho, de tudo o que passou.
Questionamo-nos pelo que está por vir no futuro mas esta parte é apenas especulação. Seth parece ser o limite final quase perfeito do legado misto de SFV, embora eu certamente não me importasse com uma 5ª temporada.

Por falar nisso, Seth além de marcar o lançamento da nova edição, é o 40º personagem a aparecer em SFV, e muitos têm especulado que isso também pode marcá-lo como o final de adições de DLC ao jogo, considerando que não sabemos nada sobre os planos da Capcom após a Champion Edition.


SFV começou com 16 personagens, mas mais que duplicou esse número ao adicionar outros respeitáveis ​​24 lutadores em quatro temporadas de competitividade.
Enquanto o SFV ainda assim possui menos personagens do que outros títulos como Smash e Street Fighter IV (SFIV), mas uma lista de 40 Lutadores parece ser um ponto final relativamente justo, mesmo tendo ainda uma grade lista de personagens que poderia ainda incluir.

Novo visual de Seth em SFV

Seth é agora membro do elenco do SFV, mas o retorno deste vilão traz muitas questões: O que é o Seth? Porque é que tem um corpo feminino agora? Além disso, como ainda está vivo?
Bem, para começar, Seth é uma inteligência artificial criada por Shadaloo, e é o chefe da S.I.N., a divisão de armas da organização da Shadow, e serviu como o principal vilão em SFIV.

Alimentado pelo Tanden Engine, a forma de manequim de Seth foi designada como número 15 e apresentava a capacidade de usar técnicas de artes marciais copiadas dos guerreiros de Street Fighter II, incluindo Ryu / Ken, Chun-Li, Guile, Zangief e Dhalsim, podia executar tudo, desde Sonic Booms a esticar membros como o mestre do Yoga.

Na Capcom Cup 2019, uma nova forma de Seth foi revelada na forma de um corpo feminino, embora ele mantenha a sua voz e personalidade masculinas.

Este novo corpo é chamado de Doll Unit Zero, levando-nos a presumir que era outro corpo de reserva de Bison mantido em caso de emergências agora controlado pela consciência de Seth. As técnicas copiadas inbutidas no personagem já não são o caso, tecnicamente, embora Seth ainda possa absorver essas habilidades antigas e muito mais usando o Tanden Engine.

Seth está de volta com um novo design e alguns truques novos embora algo diferente da iteração que conheciamos.
Este personagem está equipado com quatro movimentos especiais (alguns deles semelhantes aos que tinha em SFIV) , mas ainda atualiza sua lista com uma nova capacidade de roubar um movimento especial a todos os outros personagens do jogo e com isto a Capcom conseguiu desenhar um personagem interessante que vem equipado com alguns dos combos mais longos que já vimos no jogo. Há uma curva de aprendizagem aqui quando se trata de High level of play, mas, no fundo é directo o suficiente para que os jogadores o possam escolher e sentir que estão confortáveis.

O principal objetivo de Seth é entrar, encontrar uma abertura e terminar o jogo o mais rápido possível. Tem normais sólidos, com os principais iniciantes sendo Crouching Medium Kick, com bom alcance e permite confirmar em um Spin Kick para fazer knockdown ou um EX juggle combo.

Embora existam algumas ferramentas fortes na categoria footsie, o plano de jogo neutro de Seth passa normalmente procurar fazer Whiff Punish e depois exercer uma pressão ofensiva extrema.
Podemos ver neste clip de um stream de Poongko, um dos jogadores mais predominantes de Seth na altura do SFIV, a incrível opressão exercida no canto que leva a um KO por chip damage, este blockstring é possível com o V-skill 2 e depois de ver isto já sabem, comecem a guardar a vossa V-Gauge para os V-Reversals.

Parece que Seth pode sentir mais dificuldades contra personagens com melhores normals. Mas quando consegue criar uma abertura, faz valer a pena com o dano que parece bastante forte, especialmente quando usa o V-Trigger 1. Dito isto, como um Glass Cannon, Seth também sangra com força, portanto, evitar erros é absolutamente crucial.

Seth também tem um EX reversal invencível em Mad Cradle (Uppercut), bem como um Crouching Light Punch de 3 Frames e um V-Reversal no estilo strike, amontoando assim várias opções defensivas.

Para ficarem a conhecer a move list assim como a frame data e ver os fatos alternativos de Seth podem consultar o repositório oficial da capcom em:
https://game.capcom.com/cfn/sfv/character/seth/movelist

Seth marca a chegada da Champion Edition. O sucessor da Arcade Edition lançada em 2018 que foi a segunda edição da versão Vanilla Lançada em 2016.
Esta análise ao SFV: Champion Edition será como para um produto próprio, não apenas como um Kit de Atualização sendo a Champion Edition toda ela conteúdo!
Nesta edição, os jogadores que decidam obtê-la podem esperar quase tudo o que foi adicionado ao jogo desde o seu lançamento em fevereiro de 2016 pois a Champion Edition é essencialmente uma amálgama da maior parte do conteúdo DLC que a Capcom desenvolveu para o SFV ao longo dos anos (exceto os fatos Fighting Chance, fatos de colaboração de marca e o Capcom Pro Tour DLC), 40 personagens, 34 estádios e mais de 200 fatos.

A grande lista de personagens que SFV tem atualmente

O que começou como uma lista de 16 personagens na versão Vanilla é agora em um enorme legado de 40 lutadores. Hoje, com um preço que é metade do que era na época, é difícil não ficar feliz.
O SFV não recebeu apenas um grande patch de equilíbrio, não só existem vários personagens para escolher, como cada lutador tem agora uma segunda V-Skill que pode ser selecionada antes do início da luta. O V-Skill 2 adiciona uma nova camada de profundidade à meta do jogo, e é capaz de proporcionar e melhorar estratégias garantindo mais e diferenciadas combinações de V-Trigger 1 / V-Trigger 2 e V-Skill 1 / V-Skill 2 dando aos jogadores mais opções e mais oportunidades de expressarem melhor a sua individualidade.

Outro grande atractivo é o grande número de opções de cosméticos que estão incluídos. Com mais de 200 fatos alternativos, cada um com pelo menos 10 excelentes cores alternativas, os jogadores podem encontrar o seu estilo perfeito – especialmente considerando que temos todos aqueles fatos crossover de outros jogos da Capcom que transformam Urien, Ryu e Menat em personagens como Arthur de Ghouls and Ghosts e Donovan e Felicia de Darkstalkers. Nestes últimos quatro anos ao serem lançados muitos desses fatos e cores estavam além de uma paywall de Fight Money e dinheiro real.
Uma maneira de adquirir tudo de uma só vez é algo que os fãs desejam há algum tempo e, embora haja algumas exclusões – Capcom Pro Tour DLC, Fighting Chance e agradar, a muita gente por aí.

Esquema dos Estádios, Personagens e Fatos disponíveis em Champion Edition

Para os que se entretêm bastante com o lore e história de Street Fighter temos notícias menos boas. A General story não fez uma nova entrada na Champion Edition, não temos seguimento à revelação do Gill na primeira season embora este tenha sido já um personagem DLC. Pessoalmente estou um pouco triste com a fraca capacidade da Capcom em produzir um enredo e um modo de história interessante para alimentar o lore de uma saga tão adorada e com mais de 30 anos, mas lá teremos de nos contentar com as character stories que mostram a posição relativa dos personagens em termos cronológicos e intencionais na fase de SFV.

Quer gostes de conteúdo single player ou multiplayer on-line, o SFV: Champion Edition vem com uma óptima variedade de modos diferentes como Arcade, Character Story, General Story, Combo trials e um Training Mode muito refinado e robusto que te permitirá aprimorar as tuas habilidades antes de entrar na Capcom Fighters Network (CFN) enfrentar outros jogadores online em Ranked ou Casual Matches.
Um modo que está visivelmente ausente aqui é o novo Modo de Torneio on-line, que a Capcom já fala há algum tempo.
Embora não tenha sido necessariamente prometido para a Champion Edition, incluí-lo aqui teria sido um toque agradável, embora isso seja uma queixa menor do meu lado neste momento visto a quantidade de atualizações feitas recentemente.

Alguns dos modos disponíveis no jogo publicitados pela Capcom

Pensamentos finais: Se sempre estiveste interessado em SFV e não compraste nenhuma das versões anteriores, não há razão real para não comprar SFV: Champion Edition.
A Champion Edition parece a versão essencial do jogo que os jogadores queriam desde o início, mas para as entradas principais do Street Fighter este tipo de produto geralmente vem após várias atualizações ao longo de alguns anos. Esta versão do jogo é uma, com a qual acho que os fãs se podem contentar. Se o DLC terminar por aqui, tendo Ono mencionado que não teremos Street Fighter VI nos próximos 10 anos, dá algumas garantias da continuidade do SFV. Mas nunca tirando conclusões precipitadas, podemos ver Ono a gozar com a situação num tweet de resposta a uma ilustração de BossLogic.

Yoshinori Ono pede paciência com seguimento a SFV

Tudo isto para dizer que o SFV sofreu uma tonelada de mudanças ao longo dos anos, e sentimos que estamos a obter um produto final.

Quem já possui o SFV pode atualizar para a Champion Edition por 24,99 €, mas o preço sobe alguns euros para 29,99 € se estiveres a entrar em ação pela primeira vez.
Em comparação, este é o pack com mais valor por menos custo que podemos obter para este jogo. Os produtores preocuparam-se em lançar um produto que vale a pena obter e desfrutar pagando um preço justo e acessível.
Isto quando comparado com a Arcade Edition, que por algum tempo vai ser possível encontrar algumas cópias nas prateleiras lojas, irá garantir apenas 28 Personagens, 12 fatos premium e 1 estádio novo por 39,99€.

Ainda com medo do desafio? Não és muito confiante neste tipo de jogos? Não temas, a Capcom sabe o que se passa e começou uma nova rúbrica no seu canal de YouTube chamada “Word on the Street” que se foca em ensinar todo o jargão e terminologia assim como usar certos conceitos básicos sobre os controlos e mecânicas do jogo e como usá-los em combates contra outros jogadores.

Podes consultar estes guias no canal da oficial do Street Fighter – https://www.youtube.com/user/CapcomSF/videos

O jogo está disponível na PlayStation Store e Steam.

Pros
+ 40 personagens.
+ Mais de 200 fatos e bastantes cores alternativas.
+ Preço acessível e mais que justo por todo o conteúdo lançado até hoje.
+ 34 estádios.
+ V-Skill 2 melhora o panorama de muitos personagens aos quais se considerava terem V-Skills 1 inúteis ou sem aplicação viável.
+ Compensa quem esperou por uma edição mais completa.
+ NetCode um pouco melhorado, as atualizações feitas permitem no geral jogar com menos lag

Cons
– Não inclúi conteúdos Capcom Pro Tour e Fighting Chance.
– Loadings continuam demasiado longos.
– Não foi produzida nenhuma General Story com cutscenes animadas para o resto da História com Gill ou Seth como vilões.

8/10

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