Listas

6 dos jogos mais controversos do séc. XX

Por volta dos anos 80 e 90 os videojogos eram vistos como brinquedos, a sua demográfica era principalmente crianças e adolescentes, devido a isto várias produtoras que decidiram tomar um caminho mais “maturo” e criar jogos para adultos, apenas para acabarem por ser vítimas de críticas severas. Estes jogos que abordavam temas mais sensíveis e/ou temas já polémicos em si foram vistos como problemáticos para a sociedade, chegando até a ser até censurados. Aqui estão 6 dos mais controversos deles todos:

Custer’s Revenge

Resultado de imagem para custer's revenge

Pela imagem já podem ver o porquê deste jogo ter ganho má atenção por parte do mundo, Custer’s Revenge, lançado para a Atari 2600 em 1982, pela Mystique, punha o jogador nos pés do General Custer, o objectivo do jogo era desviar-se das flechas que choviam do céu enquanto se fazia sexo (ou, provavelmente, se violava) uma índia.


Wolfenstein 3D

Resultado de imagem para wolfenstein 3d hitler

Todos nós conhecemos Wolfenstein hoje em dia, uma sére de FPS agora pertencente à Bethesda Softworks. Wolfenstein 3D foi lançado em 1992 para MS-DOS e desenvolvido pela id Software, o jogo apesar de ter sido muito bem sucedido causou muita revolta graças aos tema que abordava, Nazismo. A presença de soldados Nazis, Suásticas, violência e um Mecha Hitler como boss final foram alvos de críticas de muita gente.


Doom

Resultado de imagem para doom 1993

Um ano depois de Wolfenstein 3D, Doom é lançado para PC (também produzido pela id Software), e acabou por ser criticado por razões semelhantes a Wolfenstein 3D, em vez de representações de Nazismo, o alvo era o tema satânico e a extrema violência. Doom tornou-se tão infame que chegou a ser culpado pelo massacre de Columbine.


Mortal Kombat

Resultado de imagem para mortal kombat 1992

Sim, obviamente que o Mortal Kombat estaria nesta lista. Lançado em 1992 para as arcades, o uso de violência como “Fatalities” foi usado para vender o jogo e é o que o tornou tão famoso. Mas a controvérsia à volta do jogo de luta é consideravelmente maior que a dos outros jogos nesta lista, e a maior revolta aconteceu quando este foi lançado para as consolas, em 1993. Mortal Kombat ganhou tanta atenção dos media que catalisou a criação do ESRB, o sistema de classificação etária americano.


Pokémon

Resultado de imagem para Pokémon red

“Como é que Pokémon, um jogo infantil e amigável, poderá ter criado uma controvérsia como os outros jogos desta lista?” Bem, na verdade não criou uma, mas sim duas grandes controvérsias, para além das inúmeras conhecidas. Uma delas foi dirigida directamente a um dos 151 Pokémons, Jynx, devido às suas características faciais e pele negra, Jynx foi acusada de ser uma representação racista do povo negro, obrigando a Game Freak a alterar ligeiramente a cara do Pokémon e mudar a cor de preto para roxo.

A segunda controvérsia surgiu fundamentalmente de grupos cristãos, que acusaram o jogo de promover temas satânicos, não se sabe exactamente porquê, mas os temas sobrenaturais, violência e o conceito de evolução desconfortavam os praticantes cristãos.


Grand Theft Auto

Resultado de imagem para gta1

GTA sempre foi controverso, mas foi graças à polémica do primeiro jogo que a franquia seguiu em frente. Os criadores do primeiro jogo afirmam que foi devido a Max Clifford, um publicitário, que GTA ganhou atenção suficiente para se tornar um sucesso. Clifford escreveu artigos sobre o jogo lançado em 1997, criticando a sua violência extrema propositadamente para atrair a atenção de outros media, o que causou uma grande revolta contra o jogo da PlayStation, que acabou por vender imenso e dar início a uma das maiores franquias de jogos de sempre.


Acham que a polémica à volta destes jogos foi merecida?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s