8 dos comandos mais bizarros para consolas

O comando (ou controlador) é um acessório de gaming muito importante para os jogadores – porque obviamente, sem ele não podemos jogar – e sendo uma das peças essenciais numa consola, as empresas de videojogos criam os seus comandos com o objectivo de ter o máximo apelo ao jogador, apostando em conforto, acessibilidade, estética e etc. Com o passar dos anos tivemos acesso a excelentes comandos: o Dualshock, os Pro Controllers da Wii U e Switch e os da Xbox 360 e Xbox One. Contudo, foram também fabricados alguns dos comandos mais estranhos que podíamos imaginar, sejam eles comandos de edição limitada ou comandos associados a uma consola, aqui estão 8 dos mais bizarros que já vi:

NeGcon

Resultado de imagem para NeGcon

Sim, este comando está dividido em duas partes que se podem torcer. Lançado em 1995 pela Namco, o NeGcon para a PlayStation tinha um d-pad, apenas o botão Start, dois botões digitais (A e B), dois botões analógicos (I e II) e dois gatilhos, sendo um digital, e o outro analógico. O comando foi criado propositadamente para o jogo Cyber Sled e mostrou-se bastante útil para jogos de corridas, os botões I e II serviam de acelerador e travão enquanto o jogador dirigia com a rotação do comando, tendo sido usado para jogos como o Ridge Racer, Gran Turismo, ou Wipeout.


Chainsaw Controller

Resultado de imagem para Resident Evil 4 Chainsaw controller

Este comando em forma de moto-serra foi fabricado pela Nuby Tech e é uma edição limitada inspirada no “Chainsaw Man“, um inimigo popular do jogo Resident Evil 4, ou Biohazard 4. Certamente que o comando não foi feito com o intuito de ser usado, mas apenas para exposição.


Atari Jaguar

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/Atari-Jaguar-Controller.jpg

A Atari Jaguar foi um fracasso como consola, embora a fraca biblioteca de jogos ter sido a principal razão da sua queda, o comando também foi vítima de muitas críticas, e percebe-se porquê. Não só o comando tem um aspecto nada ergonómico como possui botões semelhantes a um comando de televisão, ou um telemóvel, que pouco uso terá tido. Este controlador da Atari Jaguar está constantemente a ser baptizado como o “pior comando de sempre”.


Katana: The Soul Controller

Imagem relacionada

Fabricado pela Hori este periférico na forma de uma Katana foi lançado ao mesmo tempo que o jogo Onimusha 3 Demon Siege para a PS2, claramente para aproveitar e vender esta edição limitada aos fãs dos jogos e da cultura japonesa. Como a moto-serra, este é mais um objecto de exposição que um comando feito para jogar.


Sixaxis “Boomerang”

Imagem relacionada

O infame comando da Sony está na lista não só por ter um aspecto estranho, mas também porque era suposto ser o comando oficial da PS3, a Sony revelou a consola e controlador na E3 2015 e foi imediatamente criticada pelo comando na forma de um boomerang. Com tanta negatividade a Sony viu-se forçada a substituir o novo conceito com o Dualshock 3, uma versão ligeiramente diferente do já conhecido Dualshock 2 na PlayStation 2.


Wu-Tang: Shaolin Style Pad

Resultado de imagem para Wu Tang: Shaolin Style pad

A Activision lançou este comando junto com o jogo Wu-Tang: Shaolin Style para a PlayStation, um jogo de luta em 3D com foco no grupo de rap Wu-Tang Clan, o comando tem a forma do “W” característico do grupo e devido a isso era difícil de usar.


Gamecube ASCII Keyboard Controller

Resultado de imagem para Phantasy Star Online Controller

É um teclado no meio de um comando comum da GameCube, pessoalmente acho-o simples mas hilariante. Este comando enorme foi criado principalmente para jogar Phantasy Star Online, daí o teclado inteiro.


XE-1AP

Resultado de imagem para XE-1AP

O XE-1AP é um periférico lançado para a Mega Drive em 1989, isto foi quase uma década antes dos analógicos se tornarem populares, o que faz com que este controlador seja considerado revolucionário por muitos fãs retro, alegando que estava muito à frente do seu tempo. O comando era compatível com apenas alguns jogos da Mega Drive, 32X e CD. Possui um analógico, um slider, 10 botões dos quais 4 eram interruptores e 4 shoulder buttons. É provável que este comando tenha inspirado o design do 3D Control Pad da Sega Saturn, que por sua vez inspirou os designs dos comandos da Dreamcast e Xbox.


Que comandos bizarros acham que mereciam estar na lista?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s