Análise: Cuphead – The Delicious Last Course

5 anos após o lançamento original e 4 do anúncio deste conteúdo adicional, “Cuphead: The Delicious Last Course” finalmente foi lançado tendo uma receção critica fenomenal.

Este conteúdo começa após Cuphead e Mugman derrotarem o Diabo no jogo original, vendo-se numa nova alhada, quando se dirigem a uma nova ilha em Inkwell e descobrem que há uma forma de trazer Ms. Chalice de volta ao mundo dos vivos, mas para isso terão que derrotar 5 diferentes bosses que possuem os ingredientes necessários para confecionar o objeto necessário para tal.

Visualmente é mais do mesmo, o que no caso de “Cuphead” se trata da melhor animação 2D que existe na indústria dos videojogos, continuando-se a inspirar nos desenhos animados dos anos 30-40, mas ainda mais refinado que no jogo base, tendo os bosses ainda mais animações que antes, em particular o boss final que é das lutas melhor animadas que já presenciei, uma autêntica obra prima de animação 2D.

O nível sonoro é outra área onde o DLC continua a encantar, tendo uma banda sonora diversa e fantástica, dando uma personalidade distinta a cada luta encontrada, quiçá acima do nível do jogo base, que já era incrível nesse aspeto, a banda sonora composta por Kristofer Maddigan, pode ser ouvida aqui.


Quanto à jogabilidade, além de novos amuletos e armas, a maior mudança é a introdução da Ms.Chalice como personagem jogável, e bem, ela está noutro nível comparada com as outras 2 personagens, dispondo não só de um “parry” mais fácil de acertar e mais poderoso, como tendo além disso um duplo salto que facilita imenso corrigir erros nos bosses mais impiedosos ao nível do desvio dos seus ataques, mas acima disto tudo para mim a introdução que mais adorei foi uma forma de desviar os ataques no chão sem grandes problemas, uma cambalhota não só invulnerável como bastante satisfatória de usar contra os inúmeros ataques que vêm na nossa direção, embora preferisse que usasse o seu próprio botão, pois por vezes a combinação usada para a fazer não é muito fiável em situações de alta pressão.

Graças a isto tudo e as novas armas, uma delas que é absurdamente poderosa e dá “auto-lock” nos inimigos permitindo-nos focar apenas em desviar os inúmeros ataques, tornam Ms.Chalice na minha nova personagem favorita.


Os bosses, 5 neste novo DLC, são não só autênticas demonstrações visuais da animação magistral como bastante desafiantes e divertidos de se enfrentar, mesmo com as novas habilidades de Ms.Chalice muito sofri contra estes bosses, mas todos eles quando os finalmente derrotei deram uma sensação de satisfação imbatível.

Porém nem tudo foi impecável neste conteúdo adicional, além de alguns bugs ocasionais, incluindo um em que o boss final ficou completamente parado sem fazer nada, notei por vezes alguns problemas com a deteção de colisão em certas lutas, nada muito recorrente mas ainda assim notório.



Em suma, “Cuphead: The Delicious Last Course” é uma adição magnifica a um já excelente jogo, que apesar de constantes adiamentos os compensaram com uma das melhores experiências dos últimos tempos.
Muita gente se poderá queixar da longevidade algo curta, entre 2 a 4h, mas tendo em conta o preço reduzido e imensa qualidade do pacote, sinto que é bastante merecedor do vosso tempo, especialmente se forem fãs do original, pelo que lhe atribuo a nota de 9/10.

Cuphead: The Delicious Last Course on OpenCritic

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