Análise: Football Manager 2020

Football Manager 2020 é um jogo de gestão futebolística feito pela Sports Interactive. Encontra-se à venda na Steam por 55€. Gostaríamos de agradecer à distribuidora por nos terem fornecido o código para análise.

(O quê? Isto é totalmente realístico!)

Se forem aficionados do futebol, gestores natos, ou tal como eu, apenas pobres adeptos do Arsenal, vão sem dúvida adorar o Football Manager (FM). Há 8 anos que acompanho a série e, a cada um que passa, vejo-a a melhorar e a fazer-me odiar e adorar a vida. Como já disse, sou um pobre adepto do Arsenal, o que só melhora a experiência; o FM é um ótimo jogo para cumprir a fantasia de levar a tua equipa à ribalta, mantê-la nos seus dias de glória, ou levar um clube pacato e desconhecido até à Liga dos Campeões.

(A melhor coisa no FM são os resultados realísticos.)

Novatos do Football Manager, preparem-se para matutar durante semanas a decidir a tática que mais se adequa à vossa equipa. Uma das mais importantes e satisfatórias partes do FM são os pequenos ajustes e melhoramentos antes de chegar à tática perfeita. Na minha opinião, existem dos tipos de jogadores de FM: aqueles que escolhem uma única tática até ao fim e aqueles que se ajustam com base no oponente. Eu sou mais de acreditar no meu próprio esquema, o que significa que quando decido a maneira de atuar da equipa, são precisos um ou dois anos até mudar (porque também quero variar um bocado).

Hoje em dia, outra parte fulcral do FM é o treino – algo ao qual, até esta iteração, nunca dei muita atenção. Contudo, quando comecei a brincar com o agendamento de treinos personalizado, percebi a importância de ter um sistema de treinos como deve ser durante as alturas mais atarefadas do ano.

Por fim, uma das partes mais divertidas do jogo: as transferências! Admito, sou um autêntico maníaco por transferências. Vendo e compro demasiados jogadores, o que… não deve ser exatamente realístico, tendo em conta as diretivas de negócio dos clubes de futebol reais. Contudo, como estudante de gestão que sou, simplesmente não consigo ignorar uma boa oportunidade.

Neste tipo de jogos, é difícil inovar sem mudar o conceito base. Qualquer crítico do Football Manager teria dificuldades em apontar melhoramentos realisticamente implementáveis no período de um ano – algo a considerar quando se decide comprar (ou não) o jogo. Não é um jogo revolucionário, mas o FM20 melhorou em relação aos antecessores. Quando comecei a jogar FM, em 2012, cada ano trazia mudanças bastante interessantes ao jogo e cada Novembro era uma alegria. No entanto, nos últimos três anos, começou a haver uma certa estagnação. O FM20 tenta remar contra essa tendência.

O novo sistema de receção juvenil é uma lufada de ar fresco sobre algo que, nas antigas interações, podia ser facilmente negligenciado. O jogador tem uma maior visão e poder sobre o panorama, ao invés de fazer meros empréstimos ou resumi-los às reservas enquanto ficam à espera do ano seguinte. Também oferece um controlo e uma delegação mais compreensível sobre a equipa administrativa.

(Antes de abrir a época de transferências, obténs informações valiosas sobre os jogadores em ascensão.)

Duas outras melhorias foram a Criação de Contratos e a Visão de Clube. Os novos contratos são uma verdadeira bênção para mim, já que costumo passar a maior parte do tempo com uma equipa muito reduzida. Sinto-me confortável com um onze inicial, sete substitutos e cerca de quatro ou cinco jogadores de reserva. Contudo, nas boas épocas em que praticamente ninguém se lesiona, esses quase nunca jogam. Por isto, ter contratos previamente acordados torna a gestão muito mais fácil e dá expectativas realísticas a jogadores mais novos que querem integrar a equipa sénior, com tempos de jogo futuros já propostos no contrato. A nova Visão de Clube também foi muito bem-vinda, o plano de cinco anos traz claridade ao gestor e ajuda imenso a organizar o trabalho e a construir a equipa.

(Venci a Liga com dois anos de avanço, mas fui demitido no ano seguinte por desempenho insatisfatório. Afinal, o jogo é mesmo realista…)

No entanto, não deixei de encontrar bugs. Além de não terem sido resolvidos durante bastante tempo, afetavam os gráficos e bloqueavam o jogo aleatoriamente. Em tempos, culpava o meu portátil, mas depois de comprar um novo, começo a pensar que a culpa é mesmo do jogo.

Algo que sempre achei vital para ter uma boa experiência no FM é jogar com, pelo menos, um amigo. Dá pica ter aquela competição “amigável”. Infelizmente, não tive a companhia habitual durante o modo de campanha, mas mesmo assim diverti-me imenso. Se comprarem o jogo, tentem convencer um amigo a juntar-se a vós!

(Desejo uma partida como esta a quem jogar contra o seu rival. Infelizmente, este foi só um amigável qualquer.)

Pessoalmente, não vejo muita diferença entre os gráficos do FM20 e do FM19, mas talvez alguém com um computador ou monitor melhor discorde. Sinto que o FM, enquanto estiver no sistema atual, não vai conseguir melhorar verdadeiramente, em termos de gráficos. Suponho que pudessem optar por modelos visualmente mais realistas, mas não acho que seja necessário; o jogo já é lindíssimo como é.

Estes gráficos estilizados puxam-te para o meio do relvado e deixam-te fixado no momento, até soltares um daqueles berros por teres encaixado uma bojarda no canto da baliza.

(Aquilo não foi golo.)

Em suma, o Football Manager 2020 é mais um grande jogo. As mudanças que fizeram não só o tornaram uma experiência mais agradável, como também mais clara para o jogador. Com a atualização de Inverno que acabou de sair, recomendo mais ainda que comprem o jogo. Vão desfrutar da vossa carreira de gestor, especialmente se puderem jogá-la acompanhados.

8.5/10


Artigo traduzido e editado por Ivo Lebreiro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s