Lançado em 2011, Sonic Generations, continua a ser lembrado como um autêntico clássico do icónico ouriço azul, tanto pelos críticos como pelos fãs que clamam por mais jogos nesse estilo com essa qualidade desde então.
Chega-nos agora uma nova versão com o bónus incluído de uma expansão considerável em que controlamos Shadow e vemos o que este fez durante a narrativa de Sonic Generations.
Falando na história, foram feitos alguns ajustes aos diálogos do jogo original, mas além disso pouco mais, estando todo o foco na nova campanha de Shadow que procura explorar o seu passado ao mesmo tempo que o tenta fazer seguir em frente e trilhar um novo rumo.
No geral gostei da narrativa desta expansão, especialmente pela forma como incorpora alguns dos vilões que regressam e as suas interações com Shadow, mas também fiquei algo desiludido não haver uma progressão tão grande da personagem como esperava inicialmente.

Visualmente o jogo original teve uma melhoria substancial, passando de resoluções a rondar os 720p a 30fps para 4K e 60fps, já a porção de Shadow oferece os 2 modos do costume: Qualidade e Performance.
Infelizmente o Sonic Generations padece de imensos problemas técnicos, pelo menos na minha experiência, o jogo soluça bastante(em especial nas cinemáticas) e contém imensos bugs com alguns deles a ser verdadeiramente impossíveis de progredir sem reiniciar o nível, felizmente a expansão de Shadow não tive qualquer problema e são 60fps praticamente constantes e com um aspeto visual incrível.
A banda sonora de Shadow Generations é simplesmente fenomenal, cheia de remixes incríveis de temas do passado da personagem e adorei que o tema no mundo aberto fosse a All Hail Shadow numa versão instrumental completamente nova.

Onde esta expansão brilha mesmo é na sua jogabilidade, pois embora mantenha a estrutura do jogo original a sua qualidade é ainda melhor em praticamente tudo, em especial o design dos níveis que é possivelmente o melhor que Sonic já teve em 3D desde Sonic Unleashed, neste jogo a quantidade de rotas alternativas e segredos em cada nível é extraordinária e por vezes parece interminável, fiquei estupefacto com as possibilidades possíveis, muito por culpa da nova mecânica de Chaos Control, que permite a Shadow parar o tempo durante 5 segundos e é das mecânicas mais divertidas que já usei num jogo na série, tornando até os niveis mais banais muito interessantes de se repetir para descobrir novas rotas.
Outra coisa que adorei foram as lutas contra os bosses, todas elas distintas e com mecânicas interessantes, em especial as mais tardias são uma mistura perfeita de estilo e jogabilidade, só é pena muitas das cinemáticas no meio das lutas não poderem ser passadas à frente, tornando a sua rejogabilidade mais irritante.

Quando não estamos nos níveis propriamente ditos, é nos apresentado um pequeno mundo aberto para explorarmos, fazendo lembrar a estrutura do Sonic Frontiers, mas de uma forma muito mais divertida e condensada, sendo uma zona bem mais pequena, mas com muitos segredos para encontrar em cada canto, incluindo alguns desafios com temporizador que na reta final se tornam muito desafiantes e satisfatórios de terminar.
Os fãs da série vão também gostar de caçar os coleccionáveis, pois contêm imensa arte exclusiva e música de jogos anteriores para nós ouvirmos, fazendo compensar o 100% nesta expansão, pois as chaves que encontramos escondidas em cada nível são utilizadas no mundo aberto então a exploração para pessoas que apreciam esse tipo de coisas é aliciante tanto nos níveis lineares como na vertente mais expansiva.
Não tão positiva é esta nova versão de Sonic Generations, deparei-me com demasiados bugs e mesmo as físicas foram alteradas o suficiente para o jogo não funcionar necessariamente como no original, causando momentos frustrantes.

Ao nível do Dualsense a sua implementação neste jogo boa, desde os Haptics aos gatilhos adaptativos, a imersão do jogador é melhorada ainda mais pelo barulho dos anéis e molas sair pelo altifalante do comando.
Em suma, Sonic X Shadow Generations é uma faca de dois gumes para analisar, pois embora o jogo que está a ser remasterizado seja uma versão inferior e problemática, a nova expansão de Shadow é das melhores coisas que esta franquia já nos deu, pelo que vou atribuir a nota de 7/10.
