Elemental Exiles – Impressões

Elemental Exiles, desenvolvido pelo Final Game Studio, é um roguelike de construção de decks que procura oferecer uma alternativa num género popularizado por Slay the Spire.

Ao nível narrativo, este jogo conta a história de 12 personagens distintas que percorrem o mundo, cada uma com bosses distintos e eventos únicos a decorrer ao fim de alguma progressão.

Visualmente o jogo emprega um estilo 2D bastante apelativo e interessante, sendo cada personagem bastante distinta ao nível do seu design.

A jogabilidade envolve a construção de baralhos de cartas que podem ter 3 elementos associados: Fogo, Água e Natureza, havendo uma vertente de fraquezas e resistências associada que tem de ser dominada para se chegar minimamente longe nesta experiência.

Para progredir o jogador atravessa o mapa e nele pode encontrar simples batalhas, bosses ou até locais especiais que podem ser benéficos ou prejudiciais, algo que não é indicado com antecedência, procedendo o jogador sempre por sua própria conta e risco.

Cada uma das 12 personagens ao nosso dispor possuem vantagens próprias, mas sinceramente sinto que podiam ter feito algo mais com essas vantagens porque nas fases mais tardias da aventura tornam-se praticamente inconsequentes, especialmente tendo em conta a dificuldade algo elevada desses confrontos.

Uma das principais mecânicas do jogo consiste na degradação gradual das cartas, que se desgastam à medida que as utilizamos em cada luta, obrigando o jogador a planear bem quando e como utilizar as suas cartas mais poderosas para evitar a sua degradação precoce, uma mecânica que gostei, mas senti que torna a experiência ainda mais dependente da sorte porque dependendo do que nos calha em cada turno podemos rapidamente ficar sem as nossas cartas mais fortes.

Outra mecânica que não fui o maior fã foi a introdução de cartas prejudiciais que nos afetam ao ser jogadas, algo que existe noutros jogos como Slay the Spire sem dúvida, mas aqui dada a ocorrência frequente de lutas com 3 ou mais inimigos rapidamente damos por nós a levar demasiado dano e a acumular ainda mais destas cartas prejudiciais, o que se torna insustentável e bastante frustrante na reta final de cada campanha.

Elemental Exiles é um bom jogo no género que se insere, embora sinta que podia reinventar algo mais e por vezes seja frustrante em demasia.

Leave a comment